Dia Nacional da Mata Atlântica

Por André Delacerda

410_fot Hoje é um dia para se comemorar, mas para se refletir.

Comemorar as pequenas grandes ações que vem salvando os fragmentos do bioma Mata Atlântica, que possui em algumas regiões do país a maior biodiversidade por metro quadrado do planeta. Esta também, é uma oportunidade para continuarem os debates sobre o que ainda pode ser feito para salvar essa riqueza natural brasileira.

108383___edward_parker_2220

Não basta centralizarmos comemorações e/ou reflexões em somente um dia, no qual se lembra a Mata Atlântica. Essa lembrança deve ocorrer nos 365 dias do ano, a cada instantes, segundo. Olhando cada fragmento que nos resta, tentanto preservá-los, entendendo toda a sua biodiversidade e buscando ações que resguardem a floresta que antes tomava todo nosso litoral e que hoje se resume há pequenas fon180px-Paubrasil5tes de resistência.

A Mata Atlântica é um território sagrada, que deve está na memória e reverência de cada brasileiro, pois é da imensidão verde da floresta atlântica que nasce a origem do nome do nosso país.

A Mata Atlântica têm muitos simbolos de resistência. Mas um, não podemos deixar de mencionar, pois, possui uma íntima relação histórica com este país. É da força de uma árvore cobiçada por muitos – Pau-Brasil -, verdejante por natureza, amarela pela beleza das suas flores, e vermelha pela bravura de ter tentado sobreviver há quinhetos anos de uma guerra travada pela sua extração e ferida pela extinção, que a luta pela sobrevivência deste bioma também se faz.

Neste dia vale lembrar as ações de homens simples mais valorosos, homens do povo, cientistas, pesquisadores, ambientalistas. Brasileiros que têm buscado chamar atenção do país para a importância deste patrimônio, desenvolvendo projetos e fomentando a pesquisa, preservação e buscando soluções.

233 Floresta da Tijuca Também lembramos da monocultura do cacau, que há 200 anos conseguiu preservar a Mata Atlântica no Sul da Bahia, estabelecendo um cultivo ecoeficiente, mesmo com o desmatamento ocorrido nas últimas décadas. Aplaudimos o visionário D. Pedro II que fez o reflorestamento do Maciço da Tijuca no Rio de Janeiro. Saudamos as RPPNs e seus proprietários pela lovável iniciativa. E ovacionamos o trabalho incansável de empresas, ong´s e institutos de pesquisas que têm atuado dia-a-dia em prol da conservação deste bem natural brasileiro.  resized_inverno_teresopolis3

No dia da Mata Atlântica duas notícias chegam como um presente. Elas vêm da região Serrana do Estado do Rio de Janeiro, que ganha dois espaços de preservação desta floresta.

O primeiro projeto será desenvolvido em Petrópolis, na divisa com o município de Teresópolis, junto a bacia hidrográfica de Macacu, onde será criado um parque ecológico de cinco mil hectares, fazendo com que a Reserva Biológia de Araras praticamente duplique de tamanho. Conjunto a está ação, está sendo planejado o plantio de dois milhões de mudas até 2012.

Já em Teresópolis, será criado o Parque Natural Municipal Montanhas de Teresópolis, uma reserva com cerca de cinco mil hectares de Mata Atlântica, que será delimitada com placas e marcos de concreto.

jequitib___gigaqnte3_1 Infelizmente esta data deveria ser somente de comemorações e de contabilização de vitórias pró preservacionismo deste bioma, porém, a Fundação SOS Mata Atlântica e o INPE – Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais acabam de divulgar mais uma edição do Atlas dos Remanescentes Florestais da Mata Atlântica, revelando mais uma vez ao país dados que servem de alerta, pois demonstram que no período 2005 – 2008 os fragmentos da floresta atlântica continuaram sendo ameaçados por desmatamentos contínuos, ou seja, foram desmatados ao menos 102.938 hectares de cobertura florestal nativa, o equivalente a dois terços do tamanho da cidade de São Paulo.

Fotos: Mata Atlântica 1 – Apremavi / Mata Atlântica 2 – WWF Brasil / Pau Brasil – Jornal Livre / Região Serrana – Destinos de Viagem T&A / Floresta – Cartões Virtuais /Jequitibá Rosa – Apremavi

About these ads

Uma resposta para “Dia Nacional da Mata Atlântica

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s