Agrotóxicos: perigo para a saúde rural e alimentar

1170343994355agrotoxico180 Nos anos 80 um problema grave permeava as lavouras do Brasil e do mundo, e estava nas manchetes semanais dos principais veículos de imprensa.

A utilização indiscriminada de agrotóxicos era a temática de reportagens que traziam denúncias do uso destes defensivos agrícolas, muitos deles proíbidos pela legislação brasileira. O uso exagerado de agrotóxicos naquela época trazia riscos, e certamente ainda o é não só para a saúde das pessoas, mas também, porque usado em grande escala destrói e empobre o solo, contamina os rios, matando a flora e a faúna que está presente nas lavouras.

Criados com objetivo de trazer melhor performance as lavouras e controlar as pragas, os agrotóxicos tem uma lado obscuro na sua utilização, com graves prejuizos ao meio ambiente e a sociedade se não utilizados de forma racional.

O Brasil figura no raking mundial como o terceiro mercado consumidor de pesticidas. É nos países em desenvolvimento e subdesenvolvidos que os agrotóxicos são usados sem os devidos cuidados, e ainda com o manejo inadequado, apesar de melhoras na legislação ambiental e de saúde deste países, no que tange as normas de controle de utilização destes químicos. legumes

Essa semana, um caso veio a tona, mais precisamente no Estado do Rio de Janeiro onde o Ministério Público cobra ações de maior controle no uso dos agrotóxixos. O caso está sendo investigado pela promotora Anaiza Malhardes, da 1ª Promotoria de Tutela Coletiva de Teresópolis, região serrana,  responsável por um terço da produção rural do Rio de Janeiro.

Sabe-se que naquela região do Estado do Rio de Janeiro, agricultores estão usando agrotóxicos de forma inadequada, além dos limites recomendados e permitidos em lavouras, principalmente nas de hortifruti. Eles compram estes químicos sem a precrição e recomendação de engenheiros agrônomos, já que boa parte dos produtores rurais na sua maioria são pequenos e médios e não teriam condição de contratar a consultoria de um profissional expert em práticas agrícolas.

hortaSegundo fontes da Anvisa, nove produtos comuns à mesa da população brasileira estão acima da tolerância máxima do uso desses defensivos. Exemplos são o alface (40%) e mamão (17%).

Além de serem um risco para o meio ambiente e para o consumidor, os agrotóxicos estão fazendo vítimas no próprio campo com a contaminação de agricultores e suas famílias. Talvez esteja faltando uma maior presença dos órgãos públicos ligados a agricultura na orientação ao produtor rural, ensinando também, práticas saudáveis como a agricultura orgânica. Na região serrana do Rio de Janeiro já há produtores cultivando sobre os princípios da agricultura orgânica e no Rio capital uma vez por semana ocorre uma feira de produtos orgânicos.

Fotos: agrotóxicos – Unimed / legumes – Animais e Cia / horta – Portal do Brasil

2 Respostas para “Agrotóxicos: perigo para a saúde rural e alimentar

  1. Os efeitos destes defensivos agrícolas ,muitas vezes, só são descobertos muito depois da injestão dos alimentos.É preocupante pensar que tudo já vem de tanto tempo….porisso salve-se quem puder e o quê puder!

  2. eu achei muitao enteressante o que voces fizeram sobre o perigo dos agrotoxos ficou ótimo,eu concordo com a silvana*-*-*-*-*-*-*-*-*…

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s