Estradas que geram energia limpa

dutra_front Quem ao trafegar por uma rodovia já não se deparou com um caminhão soltando uma grande quantidade fumaça negra pelo escapamento. Ou até mesmo, se sentiu sufocado com os gases produzidos na queima dos combustíveis fosséis pelos automovéis, principalmente na hora do rush nas grandes cidades.

Essa grande quantidade de gases nocivos pairam pela nossa atmosfera, mudam o clima, e trazem doenças a população.

Foi dessa nuvem de poluição que paira sobre nossas cabeças todos os dias que nasceu uma idéia inovadora. A empresa israelense de energia Innowattech trouxe algo bem inusitado. Aproveitar a hora do rush para se produzir energia limpa.

Vocês podem está pensando que eles estão utilizando a fumaça espelida pelos veículos e a transformando em energia. Se pensou assim, se enganou. Talvez um dia possamos ver um invento deste, mas a invenção da Innowattech trata-se da instalação de geradores sob as estradas e trilhos para a geração de energia limpa.

Essa tecnologia desenvolvida pela Innowattech foi batizada de piezeletricidade. O processo é teoricamente simples. A pressão exercida pela força dos pneus de veículos aciona um mecanismo que produz energia, isso ocorre pois existem geradores instalados há alguns centimetros dentro do asfalto, que conseguem transformar essa pressão em en055ergia.

Para se ter uma noção da capacidade de geração de energia limpa com o fluxo desses veículos. Em uma extensão de apenas um 1 quilômetro com geradores instalados a 60 cm dentro do asfalto, gera-se 0,5 megawatt por hora, que garante o abastecimento de energia para 600 casas durante um mês.

Vamos esperar que essa idéia possa se espalhar pelo planeta, e que tenhamos essa fonte de energia limpa somando-se a solar, heólica e completando a hidroelétrica, que em anos pode-se esgotar.

Uma novidade dessas seria muito bem vinda no Brasil. Imaginem a quantidade de megawatts gerados em uma rodovia como a Dutra?

Compreendam essa nova tecnologia clicando no link ilustrativo disponibilizado pela Innowattech.

 

Fotos: Dutra – Prefeitura de São José dos Campos / caminhão Innowattech – Eletra

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s