São Paulo ganha loja ecoeficiente

Fachada 5 O setor empresarial está cada vez mais engajado com a sustentabilidade, adaptando suas filosófias comerciais as práticas mais construtivas em prol do meio ambiente. Ele também segue o consumidor que está cada vez mais exigente, e dá preferência a empresas ecologicamente corretas.

Na última semana, São Paulo ganhou o primeiro hipermercado ecoeficiente da Rede Wal-Mart Brasil, a loja conta com 60 iniciativas sustentáveis. Com destaque a gestão ambientalmente responsável de resíduos sólidos, energia e água, além do uso de materiais reciclados ou de origem certificada, áreas verdes, vagas especiais no estacionamento e treinamento de pessoal para a sustentabilidade. Todo o processo de construção da loja obedeceu a regras de respeito ao meio-ambiente.

Estação de Reciclagem A loja deve consumir 25% menos energia e 40% menos água. Para isso, foram desenvolvidas iniciativas como a iluminação com lâmpadas LED no estacionamento, fluorescente modelo T5 na área de vendas e o aproveitamento da luz natural, a reutilização de água de chuva no sistema de irrigação e a implementação de descarga a vácuo nos banheiros.

Um dos pontos que mais chamam atenção nesta loja ecoeficiente é a estação de resíduos sólidos, já que no Brasil normalmente as lojas não são projetadas dessa forma, para interagir no sentido ambiental e provocar o desejo do consumidor em se engajar em tais açõeColetor Vidros.

Na Estação de Sólidos do Wal-Mart ecoeficiente em São Paulo, os consumidores poderão depositar seu lixo doméstico na estação de reciclagem desenvolvida em parceria com a Coca-Cola, que, além de contêineres para o descarte de metal, vidro, papel e plástico, inclui coletores de garrafas de vidro, pilhas e baterias. As garrafas poderão ser depositadas no coletor disponibilizado em parceria com a DIAGEO – fabricante de bebidas como Smirnoff e Johnnie Walker – e as pilhas e baterias serão recolhidas no coletor implementado pelo Wal-Mart em conjunto com a Motorola. Os funcionários da loja também farão o descarte apropriado de resíduos sólidos da própria unidade, tema sobre o qual receberam intenso treinamento.

A utilização da água também me pareceu outro ponto importante neste empreendiamento, já que eles projetaram suas estruturas para economizarem a água utilizada da rede pública e trouxeram soluções inteligentes como a coleta de água da chuva. Há utilização de descargas a vácuo nos banheiros, o que proporciona uma boa economia de água.

As sacolas plásticas que são uma dos produtos que mais provocam a degradação ambiental, e que infelizmente ainda não desperta uma certa consciência sobre sua utilização por parte de empresas e consumidores. Tem nesta loCom Sacolaja ecoeficiente um outro tratamento, com o incentivo do uso das sacolas retornáveis e a redução do consumo de sacolas plásticas. Sendo que as ações implementadas na loja neste sentido visam atingir a meta de redução de 50% do uso de plástico em todas as lojas da rede até 2013.

Vale lembrar que a loja ecoeficiente do Wal-Mart fica localizada no bairro do Morumbi em São Paulo e tÊm nas suas gôndolas produtos feitos com sustentabilidade.

Esta não é a primeira iniciativa da rede de Wal-Mart no Brasil, já que o primeiro hipermercado ecoeficiente foi inaugurado no Rio de Janeiro no ano passado. 

 

Fotos: hipermercado ecoeficiente – Wal-Mart Brasil

2 Respostas para “São Paulo ganha loja ecoeficiente

  1. Pingback: Saiba sobre a Coleta Seletiva em São Paulo «

  2. Pingback: Saiba sobre a Coleta Seletiva em São Paulo | Ecobriefings

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s