Kilimanjaro sofre com o aquecimento global

Por André Delacerda

kilimanjaro Acabamos de ver essa notícia no blog Viajologia do jornalista e fotógrafo Haroldo Castro.

Então, o Eco Briefing´s resolveu compartilhar a imagem feita por Castro com nossos leitores. E serve de alerta para que possamos cada vez mais nos engajar para conter os efeitos do aquecimento global. A imagem ao lado é da montanha como ela era vista antes. Continue lendo e veja a imagem de como ela se apresenta hoje.

Segundo relatou Haroldo Castro em seu texto:

“Logo que o sol desponta, saio ao jardim. O monte Kilimanjaro é um gigante. Ocupa todo o espaço à minha frente. Como estou muito colado a ele, não consigo ver o topo. As neves eternas parecem ter desaparecido.” kimn-004-web60

Para quem não sabe, o Kilimanjaro chamada a “montanha da água” pelos nativos,  é o pico mais alto da África, com 5.895 m de altitude. Qualquer pessoa podia ver seu cume recoberto pela neve em qualquer estação do ano. Alias a neve no seu cume era um simbolo da montanha.

Antes eram cerca de 12 km2, hoje apenas 2 km2 de neve recobrem a montanha. Sinais de que o aquecimento global não só derrete geleiras do Ártico e da Antartida, mas atinge os cumes mais altos do planeta.

Foto: Kilimanjaro com gelo – The Intentional Entrepreneur / Kilimanjaro degelo – Viajologia

2 Respostas para “Kilimanjaro sofre com o aquecimento global

  1. O aquecimento global é uma realidade, não adianta negarmos, ele existe, e nós sociedade devemos cuidar para mudar isso através de ações que diminuam a emissão de gases poluentes.

  2. Incrível. A redução de 80% da neve que recobria o cume da montanha é muita coisa. Impressionante as duas fotos comparadas, nem parece a mesma montanha. Suponho que não há uma pessoa que leia a matéria e se pergunte o quão irônico o nome Montanha da Água é hoje para os nativos .

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s