Giro Ambiental

SapoGarimpeiro O Eco Briefing´s traz um giro rápido por notícias que circularam na imprensa nacional e internacional e tem como foco a temática ambiental.

Acompanhe as breve notas nestes post. 

A ARGENTINA ENCAMINHOU NA ONU RAZÕES PARA QUE A SUA PLATAFORMA CONTINENTAL VÁ A 350 MILHAS!

Foram apresentados 41 volumes de 850 kg resultantes de 11 anos de trabalho com justificativas. A expectativa é de -além das questões naturais de pesca- chegar a exploração de petróleo e gás. A proposta foi elaborada pela Comissão Exterior do Limite da Plataforma Continental Argentina (Copla) criada em 1998.

Espera-se que caso a ONU homologue a solicitação portenha, o país vizinho utilize de forma racional a plataforma continental.

***

MUDANÇA CLIMÁTICA: SECA NO SUL E CHUVAS FORTES NO NORDESTE

A longa estiagem que atingo os estados do Sul do Brasil coloca governos em estado de alerta. O número de municípios no RS em situação de emergência chega a 177. Em Santa Catarina segundo fontes do governo estadual a seca já atinge mais de 1 milhão de habitantes, o que representa aproximadamente 18% da população do Estado.

Nas regiões Norte e Nordeste, uma longa temporada de chuvas faz milhares de desabrigados. No Norte do país as chuvas  até são normais em alguns períodos provocando cheias. Porém, no Nordeste região mais castigada pela seca as chuvas não estão trazendo um alívio, mas sim um problema com a inundação de cidades, vilas, rodovias. Em cinco Estados do Nordeste e dois da região Norte, as chuvas já afetaram aproximadamente 570 mil pessoas. 

Seria estes os efeitos da mudança global do clima?

***

APROVADA PELA CÂMARA MP DESTRUTIVA

A Câmara dos Deputados aprovou na semana passada uma medida feita sob encomenda para acelerar as obras de infra-estrutura previstas no PAC – Plano de Aceleração do Crescimento -. A Medida Provisória (MP) 452 é uma emenda que dispensa de licenciamento ambiental prévio as obras em rodovias brasileiras. Originalmente, a MP 452 tinha como propósito modificar a lei que cria o Fundo Soberano do Brasil (FSB). Com a liberação, o prazo máximo será de 60 dias para a concessão de licença de instalação, e ao final desse prazo, a licença será automática.

Senhores, mais uma pouco de consciência ao votarem tais médidas, o desenvolvimento e o progresso são necessários, mas não devem vir com medidas míopes.

***

BUGIOS ME PERIGO NO RS

Segundo a Secretaria Estadual do Meio Ambiente do Rio Grande do Sul, bugios estão sendo vítima da febre amarela e da caça. Isto ocorre em decorrência da febre amarela, fazendo com que muitos bugios estejam na mira de armas de fogo daqueles que desconhecem que os macacos são as primeiras vítimas da doença, ao contrário de transmiti-la ao homem. Preocupada com a matança de bugios, a Secretaria Estadual do Meio Ambiente (Sema) produziu cartazes alertando para a conservação da espécie, que auxilia muito na identificação dos locais onde ocorre a febre amarela.

Vamos acompanhar esse caso e pedir ao população Riograndense para se informar mais sobre as causas da Febre Amarela, não matando os Bugios, já que a espécie sofre ameaça de desaparecer no Estado do Rio Grande do Sul, e é de vital importância para o escossistema e como alerta sobre doenças.

***

APROVADO PROJETO QUE PROIBE A VENDA DE ANIMAIS EM LOCAIS PÚBLICOS

A Assembleia Legislativa do Rio aprovou, em primeira discussão, o projeto de lei 2.855/05,  que proíbe o comércio e a exposição de animais nestas condições. Pelo projeto, a exposição e venda só poderá ser feita com a assistência de um médico veterinário, ele também veda a exposição em áreas externas – exceto em caso de animais de grande porte –, e determina que a temperatura seja adequada.

Espera que a medida seja cumprida.

***

ANFÍBIOS EM EXTIÇÃO NA CALIFÓRNIA

A espécime de Rana muscosa que tem como hábitat a serra Nevada, no estado americano da Califórnia, está morrendo. O culpado é o fungo quitrídia, que surgiu na região em 2004 e vêm dizimando milhares de animais.

O homem interfere no meio ambiente e provoca desequilíbrio, algum predador deste fugo, que controlava a sua proliferação já deve ter sido dizimado. Assim, têm-se mais um desequilíbrio ambiental em cadeia.  

***

MINISTÉRIO PÚBLICO FEDERAL QUER SUPENSÃO DE LICENÇA DE JIRAU

O Ministério Público Federal e o Ministério Público Estadual de Rondônia enviaram uma recomendação ao Ibama para que suspenda a licença de instalação que autorizou o consórcio Enersus a construir o canteiro de obras para a construção da Hidrelétrica de Jirau, no Rio Madeira, em Rondônia.

Mais uma licença polêmica. De um lado a necessidade do país de reforçar seu sistema energético, de outro a necessidade de se preservar o ecossistema do local. Segundo o MP a construtora desmatou em local indevido e construiu barragens para a obra da mesma maneira.  

***

BEBÊ-GORILA É SALVO DE UMA SACOLA DE UM CONTRABANDISTA

Por sorte, guardas florestais da República Democrática do Congo resgataram um bebê-gorila que havia sido capturado por traficantes de animais silvestres.A fêmea gorila de 2 anos foi encontrada debaixo de folhas no fundo de uma bolsa.

Animais como os gorilas que estão ameaçados de extinção ainda aguçam a cobiça dos contrabandistas, felizmente ainda há pessoas que atuam para impedir que tais espécies sumam de vez da faça do planeta.

***

PEC DA CAATINGA E DO CERRADO

A votação proposta de emenda constitucional que inclui a Caatinga e o Cerrado na relação dos biomas considerados Patrimônio Nacional, poderá entrar em pauta no Congresso Nacional ainda este mês. A PEC 115, que tramita desde 1995, modifica o parágrafo 4º. do art. 225 da Constituição Federal, onde já figuram a Amazônia, o Pantanal e a Mata Atlântica.

Se for aprovado a inclusão da Caatiga e Cerrado como Patrimônio Nacional, será ponto positivo para a preservação desses ecossistamas tão importante para o equilíbrio de uma grande extensão territórial brasileira, que sofrem agressões graves. No caso do Cerrado, observa-se que vêm dado lugar as extensas lavouras. Ja a Caatinga sofre um processo de desertificação intenso. Espera-se que esse patrimônios não sejam somente preservados no papel, mas sim, com ações legais reais, engajamento de empresas, governos e da sociedade que vive nestas áreas.  

***

ORQUÍDEAS DÃO UM CHARME ESPECIAL AS RUAS DE IPANEMA

Há cerca dois anos, o grupo Quadrilátero do Charme em Ipanema, formada por lojistas das redondezas das ruas Anibal de Mendonça, Joana Angélica e avenidas Vieira Souto e Epitácio Pessoa, fez o plantio de 2100 mudas de orquídeas em 350 árvores. A ação começa a mudar o perfil das ruas do bairro carioca, dando todo um colorido especial e a sensação de eterna primavera. O principal ponto para apreciar as orquídeas é a tranquila rua Redentor.

Nada melhor que humanizar as ruas com flores, elas trazem mais paz e harmonia a vida agitada das grandes cidades.

***

ECOSSISTEMAS BRASILEIROS EM FOTOS

Estaremos com uma coluna aqui no Eco Briefing´s que visa reapresentar os ecossistemas brasileiros, se você tem alguma foto interessante sobre a vegetação e a faúna de sua região envie para o email ecobriefings@gmail.com. Vamos redescobrir a biodiversidade deste país.

***

MEIO AMBIENTE EM FOCO

No Giro Ambiental, o Eco Briefing´s sempre irá indicar e/ou resgatar uma matéria publicada pela imprensa nacional e internacional sobre meio ambiente.

Hoje indicamos a materia do ano de 2007 do jornal o Estado de São Paulo, que fala sobre o grande bioma que se encontra no Brasil, acompanhe a reportagem “O maior bioma do mundo”.

 

Foto: sapo garimpeiro – Zoológico Virtual

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s