Norte Shopping: o shopping consciente

Por Bernardo Moura

Para quem não é do Rio, explico a história desde o começo. Este shopping se localiza na Zona Norte da cidade. Antes, apagado, de uns dez anos para cá, o shopping deu a volta por cima. E hoje, ele é, sem dúvidas, o centro comercial que mais vende na cidade Maravilhosa. Só para você ter uma idéia, em época de Natal, uma loja da telefonia celular Claro vende 90 celulares por hora. Sentiu?

Situado no bairro do Cachambi, este shopping atinge vários bairros. Por ali, circulam 2,4 milhões de pessoas por mês.Com 330 lojas em área construída de 200.528 m2, o Norte, como é chamado pelos frequentadores locais, inaugurou em janeiro de 2007, uma expansão de bares, cinemas e academias. Somando 35 lojas a mais na estrutura condominial. Com isso tudo, o Norte Shopping continua crescendo, e não somente, em tamanho.

A BrMalls, empresa que administra este e outros shoppings da cidade, instaurou um plano eficiente e consciente. O projeto intitulado de Norte Shopping Consciente foca na conscientização e no incentivo à prática de medidas em prol do meio ambiente. Com medidas de informação ao seu público, coleta seletiva e redução do consumo de água e energia, e claro, a reciclagem de lixo, o empreendimento vem alcançando bons índices.

Tudo começou quando a administradora entendeu que obtinha uma grande relevância na grande regiãns10o que atuava. E com isso, poderia haver um crescimento com base na sustentabilidade. Com isso, gerou ações que diminuam o maior possível, o seu impacto no meio ambiente. De acordo com a  genrente de marketing do Norte Shopping, Maria Fernanda De Paoli, a reciclagem do lixo e a conscientização começaram em 2008. Mas, a co-geração de energia e re-utilização da água, existe há mais de cinco anos.  Uau!

Prova disso são os números: segundo dados do último levantamento feito, há a geração de 230 mil kWh/mês (o que equivale ao consumo de 795 casas durante 30 dias) e suas reservas contam com 6 mil litros de água, que é utilizada no resfriamento de máquinas e no sistema de ar condicionado.

E não para por aí, não. Duas vezes por dia funcionários especializados passam coletando o lixo retirado de lojas; há caçambas espalhadas indicando aos clientes o tipo de lixo que se deve jogar ali. E ainda, os copos plásticos que são angariados, se transformam em embalagens de detergente. Até o tíquete do estacionamento é feito de papel reciclado.

De acordo com Erica, o público e os lojistas vem aderindo. Postura na qual, aumentou em 30% a quantidade de lixo enviado para reciclagem. E o mais importante: a BrMalls, administradora, está se preocupando no planejamento e desenvolvimento de ações pró-meio ambiente em outros shoppings espalhados pela cidade. A idéia deu tão certo no Norte Shopping, que estão realizando estudos para redução do impacto no meio ambiente.

Portanto, fica aí um belo exemplo de economia sustentável sem prejudicar o meio ambiente. Espero que isso se repita no Brasil inteiro.

Fotos: o shopping – Norte Shopping

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s