Setor verde em recessão?

cofre_porco1 A crise econômica mundial que atinge o mundo desde o ano passado, além se provocar a redução na oferta de crédito, trouxe outros efeitos, com prejuízos para o setor verde que viu reduzir os investimentos de corporações nesta área e também o valor dos créditos de carbono despencarem.

imagem.phpEnquanto grandes empresas do setor energético como a Shell anunciaram que estavam suspendendo seus investimentos em energias renováveis por conta da crise. E inúmeros projetos de usinas de reciclagem de lixo, de energia solar e eólica foram retardados. 

Há outros setores como o varejista que não têm o que reclamar, como as redes inglesas Tesco e Sainsbury’s onde a crise não foi sentida, visto que os consumidores não deixaram de comprar produtos ecologicamente corretos.

Na Europa os papé20060307004is negociados em bolsas referentes a crédito de carbono despencaram bastante. O valor que era contado em torno de 24 euros em julho de 2008, passou a apenas 7 euros em fevereiro deste ano. Porém, já há sinalizações do mercado dando conta que o valor dos créditos de carbono pode melhorar. A explicação para a queda anterior se deu pela força da crise, que impactou as atividades industriais. Com a redução das operações industriais os papéis ficaram menos atraentes.  

Segundo reportagem da rede inglesa de notícias BBC, um levantamento feito pelo HSBC mostra que a injeção de recursos para aquecer a economia e minimizar os efeitos da crise podem trazer ganhos ao meio ambiente. De acordo com o levantamento do banco HSBC,  15% do total de US$ 2,8 trilhões prometidos em investimentos contra a crise vão ser destinados a projetos relacionados ao combate às mudanças climáticas. O relatório apresenta dados significativos de investimento no setor verde em vários países, como os asiáticos  China com 38% e Coreia do Sul com 80%. foto-noticia-id-g1364

Vamos torcer para que estes investimentos sejam realmente feitos, e que as empresas que retrairam seus investimentos em meio ambiente voltem ao patamar investido anteriormente e até aumentem essas margem seguindo a nova tendência  do mercado.

Investir em meio ambiente é um ótimo negócio, quem ganha é o planeta, e todos nós que compartilhamos esse grande ecossistema.

O Eco Briefing´s aproveita o tema e traz um vídeo bem consciente, enviado por nosso leitor Rafael Freitas.

 

Fotos: porquinho verde – Tecnotrekos / energia eólica – Mundo Físico / fábrica – Apromac / dinheiro verde – Ecoinforme

Uma resposta para “Setor verde em recessão?

  1. Muito bom este vídeo.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s