Google Sustentável

datacenter_lg

O que têm haver os data centers da Google com a sustentabilidade? A partir de agora tudo. A gigante mundial da web prepara-se para uma inovação no setor de data centers. 

Poucos sabem que para funcionar os data centers da Google e de outras companhias consomem uma quantidade enorme de energia, já que estes locais são repletos de computadores que processam e armazenam a informação. Sem falar no sistema de ar condicionado que ajuda a resfriar as máquinas consumindo muita energia e emitindo gases nocivos a atmosfera.

Pois bem, a Google acaba de patentiar a idéia da construção de centros de processamento de dados em pleno mar. Estes data centers serão abastecidos por energia obtida através das ondas do mar. Bota energia limpa nisso.  

Esses data centers flutuantes serão construídos em cima de návios ou plataformas, assim a Google que têm no seu DNA a grandeza das suas operações, pretende transforma o sonho de continuar armazenando os dados do mundo, mas de uma forma sustentável. 235

Outra vantagem dos data centers flutuantes da Google é que estes usarão o ar fresco do mar para resfriar os equipamentos. O que certamente deverá diminuir o uso de sistema ar condicionado tradicional.

Alguns argumentam que a ação da Google se trata de um jogo de marketing, e que na verdade eles ao transferirem seus data centers para o mar estão se desonerando dos custos de propriedades. Pode até ser.

Porém, que está medida da Google em criar data centers calçados em sustentabilidade é uma atitude lovável. 

 

Fotos: data center – Etilities / plataforma – Portugal Diário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s