Obama estabelece regras para emissão gases

tfs_obama_inhales

Pelo visto o slogan da campanha de Obama está se tornando uma realidade nas políticas americanas, e as mudanças já começam em poucos meses de governo, e pelo visto o setor ambiental é um dos contemplados com as importantes medidas.

Em uma atitude histórica e ousada, pois até o ano passado os Estados Unidos eram conservadores e evitavam políticas pró redução da emissão de gases mais, o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama anunciou nesta terça-feira um plano de redução de emissões de gases causadores do efeito estufa.

Um dos aspectos mais importante do plano é estabelecer pela primeira vez um padrão de limites de poluição para veículos no país, com regras e metas bem claras.

Pelas novas regras, haverá um corte de 30%  emissões de automóveis e camsao_pauloinhões leves até 2016. Outra exigência do plano é que os veículos também apresentem um padrão de eficiência de 15 km por litro de combustível, se tornem veículos mais econômico no que tange o consumo e preço ao consumidor.

Além da redução na emissão de gases, com o plano os Estados Unidos estimam a economia de 1,8 bilhão de barris de petróleo até 2016. Segundo fontes da Casa Branca, a ação equivale a tirar 177 milhões de carros das ruas.  

Obama ao lançar o plano vence a resistência da indústria automobilística americana, que acaba por aceitar as novas regras devido a crise econômica que abateu o setor, e por terem que contar com ajuda financeira do governo desde que a crise econômica tomou proporções expresivas

O plano apresentado por Obama ainda deverá ser aprovado pela Agência de Proteção Ambiental dos Estados Unidos e pelo Departamento de Transportes.

Los-Angeles-smog Essas medidas vem de encontro a solicitação de 14 Estados americanos, que queriam medidas mais duras e controle da emissão de gases.

Este é um passo importante para o controle dessas emissões, espera-se que as próximas médidas contemplem também a emissão feitas por unidades industriais.

Fonte: BBC Brasil

Fotos: Obama – The Fresh Scent / automóveis – Marajó / Los Angeles – Squidoo

Uma resposta para “Obama estabelece regras para emissão gases

  1. Até que enfim…

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s