Giro Ambiental # 3

SapoGarimpeiro No giro ambiental dessa semana, nosso mascote, o Sapo Garimpeiro, garimpou notícias globais sobre meio ambiente.

As notas vão desde o clima, passando por veículos hídridos, as decisões de Obama sobre o clima, até chegar a inusitada cena de pinguins de rosa.

NATUREZA FAZENDO SEGURANÇA DE VÔO

Começou a vigorar no último dia 12/05 um sistema bem ecológico de defesa e segurança na aviação. Na pista do Aeroporto Internacional Salgado Filho, em Porto Alegre a Infraero colocou  oito falcões-peregrinos e três gaviões para caçarem outros pássaros. A ação visa tentar diminuir os acidentes provocados pela colisão de aves com aeronaves. Medida similar já é adotada com sucesso no aeroporto de Belo Horizonte, que reduziu acidentres deste tipo em 37%.

***

CLIMA EM PAUTA

Aconteceu na semana passada uma reunião ministerial em Praga, envolvendo a União Europeia e o Grupo do Rio, na pauta a crise econômica e as mudanças climáticas. Na 14ª reunião ministerial foram analisados os efeitos da crise econômica e financeira, bem como um modelo sustentável para a luta contra a mudança climática e melhoria na segurança energética.

***

MERCADO DE VEÍCULOS HÍBRIDOS CRESCENDO

A Toyota Motor informou na ÚLTIMA segunda-feira que o novo Prius recebeu encomendas de 80 mil veículos no Japão, começando o que promete ser uma batalha feroz contra a concorrente Honda Motor. Segundo informações do mercado automobilístico, o segmento dos veículos hídridos é o que mais cresce no mundo. Sendo a Toyota e a Honda lideres no mercado mundial.

***

RIO NEGRO INUNDA MANAUS E TRAZ LIXO

11 bairros da capital do Amazonas já estão inundados pela cheia do Rio Negro, com a elevação do rio um grave problema se mostra, a poluição do Rio. A Secretaria Municipal de Limpeza Urbana – Semulsp está fazendo um enorme esforço para coletar a grande quantidade de lixo que se encontra flutuando. O problema do lixo na água de rios era algo mais visto nas grandes cidades do Sudeste do Brasil, como Rio e São Paulo, mas com a cheia do Rio Negro o problema se torna visível em Manaus, o que é algo bastante grande para uma região altamente ecológica.   

***

CÉTICOS CLIMÁTICOS EM BAIXA

Graças a eleição de presidente Obama, que baseou sua plataforma ambiental na luta contra o aquecimento global, os chamados "céticos climáticos" estão em baixa no mundo todo e em especial nos Estados Unidos. Observa-se que essa retração começou com o sucesso do filme de Gore, Uma Verdade Inconveniente, em 2006, que inclusive ganhou dois Oscars e faturou US$ 30 milhões nos EUA. Obama mais uma vez quebra a regra e se mostra inovador, pois com uma atitude sólida ele se mostra favorável a acordos em favor do clima mundial.

***

CÓDIGO FLORESTAL

De um lado a bancada ruralista defendendo os seus interesses, e do outro o Ministério do Meio Ambiente junto com movimentos sociais. E no que isso vai nos levar? Parece mais briga de proprietários contra sem terra, e não algo que realmente busque a preservação do meio ambiente. Juizo senhores!

***

TARTARUGAS-DE-COURO

A Universidade de Exter, na Inglaterra, encontrou a maior população de tartarugas-de-couro nas praias do Gabão, oeste da África. A universidade inglesa trabalhou em pesquisas em busca da espécie ameaçada de extinção junto com a Wildlife Conservation Society, responsável pela proteção das tartarugas marinhas no Gabão. Estima-se que a população encontrada tem entre 15 730 e 41 373 tartarugas fêmeas. Segundo a União Internacional da Conservação da Natureza as tartarugas-de-couro são uma espécie marinha altamente ameaçada de extinção no mundo inteiro, com exceção da África, onde elas não correm esse risco.

***

TAXA DE COMPENSAÇÃO NÃO AGRADA A AMBIENTALISTAS

Após a demora  de cerca de um ano para ser regulamentado o decreto que define o valor da compensação ambiental a ser pago por empreendimentos que impactem o meio ambiente. O resultado aprovado não agradou aos ambientalistas que queriam uma taxa em torno de 3%. Já o Ministério do Meio Ambiente queria a taxa em torno de 2%. Porém o decreto de Lula ficou menos na minúscula porcentagem de 0,5%, inferior pasmes, ao que era cobrado no ínicio de 2000.

***

PINGUINS DE ROSA, MAS FELIZES POR VOLTAREM PARA CASA SALVOS

84 pinguins foram soltos em Blouberg, África do Sul. As aves foram vítimas de derramamento de óleo na costa da Namíbia, país vizinho.  Após serem tratados, essa espécie de pinguim que está na lista de extinção, voltou ao seu habitat natural, porém, foram marcados com tinta rosa, para serem melhor visualizados no monitoramento.  O animais foram cuidados pela Fundação Sul-Africana de Conservação de Aves Litorâneas

0914186

***

MEIO AMBIENTE EM FOCO

O Meio Ambiente em Foco dessa semana traz um mapa apresentando no site da National Geographic, que mostra o trabalho feito pelo quebra-gelo Healy com uma sondar, revelando a geologia do fundo do Ártico. 

Visualizem a matéria Fronteiras do Solo do Ártico

 

Foto: Sapo Garimpeiro – Zoológico Virtual / pinguins – Folha de São Paulo

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s