XI FICA – Festival Internacional de Cinema Ambiental

Por André Delacerda

142815_81289_n Em meio a um dos mais ricos biomas brasileiros, o Cerrado do Centro Oeste. O cinema se projeta para debater e difundir a natureza, o meio ambiente.

Mais uma vez a histórica cidade de Goiás famosa por seu patrimônio histórico e pela imortal poesia de Cora Coralina será o centro das atenções ambientais no próximo mês de junho. Trata-se do XI FICA – Festival Internacional de Cinema Ambiental, que acontece de 16 a 21 de junho.

Nesta edição, foram inscritos 556 produções cinematográficas de 47 nacionalidades.  Os jurados passaram mais de 120 horas assistindo a 406 documentários, 90 filmes de ficção, 47 animações e 13 séries televisivas. logofica

Como resultado, foram escolhidos para exibição no festival, vinte e nove produções de 13 países. A programação trará grandes temas envolvendo o meio ambiente e convidados de renome nacional e internacional, e, principalmente, com um elenco de produções de formatos diversificados. 

Segundo os organizadores do festival:

“O Fica, adquiriu solidez e independência, marcando-se como um dos mais importantes acontecimentos do calendário cinematográfico mundial. Desde a primeira edição, o festival tem descrito uma trajetória de crescimento e consolidação. Uma das causas dessa ascensão é o fato de possuir a maior premiação da América Latina no gênero, com R$ 240 mil em prêmios.”img-3533-thumb

Um dos destaques desta edição é o documentário brasileiro “A Árvore da Música”.

Segundo o diretor Otávio Juliano:

“O filme fala por si mesmo, e é dedicado a todos os botânicos e músicos.”

Já a produtora Lucia Ferraz, conclama o país a salvar a árvore que dá origem ao nome do país. 

“Este filme é uma pequena contribuição para sensibilizar os órgãos e a opinião pública a salvar a árvore que dá nome a nossa nação.”

Árvore da Música é uma revelação histórica de como o Pau-Brasil tornou-se vital para o som dos violinos e outros instrumentos de corda desde os tempos de Mozart. Traz ao conhecimento de todos à importância da arte de se fazer archetaria; além de apresentar ações que buscam preservar esta espécie da flora brasileira em extinção.

No XI FICA concorrem produções dos EUA, França, Dinamarca, Itália, Alemanha, China, Espanha, Grécia, Holanda, Irã, Nigéria e Polônia. Do Brasil, participam 06 produções de  Goiás, São Paulo, Rio de Janeiro, Santa Catarina, Paraíba e Pernambuco."

Fotos: Goiás/FICA – FICA / produtores – A Árvore da Música

2 Respostas para “XI FICA – Festival Internacional de Cinema Ambiental

  1. Muito bom o filme doc.
    Sucesso!

  2. Ótimo mesmo! Assisti no FICA!!!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s