Zona de Convergência Intertropical

Cumulus_Nimbus_by_Tenesica O Eco Briefing´s ouviu mais um especialista, dessa vez em jornalismo aéreo. Trocamos algumas idéias rápidas com o mesmo sobre possibilidade de o Aquecimento Global interferir na segurança de vôo e causar acidentes.

Hoje pela manhã também, um piloto em entrevista a um jornal de circulação nacional comentou como o tempo tem se comportado naquela zona do Atlântico.

Na opinião do jornalista C. A. D., ainda é muito cedo para se falar em efeitos do aquecimento global.

“Eu não acho que o aquecimento global tenha a ver. Não entendo muito de meteorologia mas acredito que seja muito cedo para "por a culpa" no aquecimento global.”

E ele aproveita e explicairfrancea sobre a zona onde o Air France desapareceu.

“Sobre o Air France, pouco pode-se dizer mas a área onde o A330-200 perdeu o contato com o CINDACTA III é uma ZCIT (Zona de Convergência Intertropical) que é caracterizada que se assemelha-se a um cinturão com atividades convectivas, de 3 a 5 graus de largura, onde espalham-se Cbs. Estas nuvens agrupam-se, também em formações denominadas "aglomerados" (cloud clusters) que caracterizam-se pelo transporte de calor, massa e "momentum" da superfície para a alta troposfera e, daí exportados para as latitudes médias.”

O jornalista C. A. D. inclusive nos lembra que os CBs (cumulonimbus) são nuvens extremamente perigosas para a aviação, e cita partes de um texto para explicar o que essas nuvens podruzem:

"Podem estar associados a todas as formas de precipitação forte, incluindo grandes gotículas de chuva,  neve ou granizo Uma trovoada é basicamente uma nuvem cumulonimbus capaz de produzir ventos fortes e tempestuosos, raios, trovões  e mesmo, por vezes, violentos tornados"

10911tempestade Hoje pela manhã, uma reportagem do O Globo traz um dado interessante. Um piloto de uma companhia aérea nacional informa que ultimamente tem observado o comportamento anormal do tempo nesta zona onde aconteceu o acidente. Segundo este piloto tem havido atividade do clima muito forte na área.

Em entrevista ao mesmo jornal, Marcelo Enrique Seluchi, do Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC)/INPE, cita as imagens de satélite da noite do acidente, nelas se podem ver  um alinhamento de nuvens extremamente densas, típicas de tempestades, na rota prevista para o vôo AF 447, o que provocaria grande tuburlência.

Isimar de Azevedo Santos, professor do Departamento de Meteorologia da UFRJ e coordenador do projeto Ciclones do Atlântico Sul, cita que desde o final do ano passado está zona no Atlântico está anormalmente mais ativa. Inclusive sendo responsável pelas chuvas torrenciais no Norte e Nordeste do país. 8653_b

Porém, os especialistas ainda não sabem o motivo pelo qual a atmosfera está criando tais fenômenos anormais e despejando uma quantidade anormal de energia.

Por enquanto a hipótese, de que um raio sozinho tenha derrubado o Air France, está descartada, mas sabe-se que a queda pode está associada a inúmeras causas naturais (turbulência, ventos, tempestade anormal) que ocorria naquela zona do Atlântico.

É um caso a ser profundamente estudado por especialistas em clima, já que aquela zona é um corredor importante para aviação entre a América do Sul e a Europa.

Foto: cúmulunimbus – Deviantart / avião -  Flightnetwork / chuva no mar – Kboing / tempestade no mar – Digital Photo

4 Respostas para “Zona de Convergência Intertropical

  1. e achei orriveu esse saite
    ok
    isso nao ajuda a ninguem

  2. gostaria que tivesse mais explicaçao sobre as caracteristicas de uma zona de convergencia inter-tropical.
    se for possivel nomes de regioes, paises onde podemos encontrar este fenomeno

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