Pedra Branca fará parte de projeto ambiental promovido por Bill Clinton

ft1 A cidade Pedra Branca, localizada em Palhoça (SC), está entre os 16 projetos fundadores do Programa de Desenvolvimento Positivo do Clima, lançado pelo ex-presidente americano Bill Clinton, no último dia 19 de maio, no Encontro dos C40 em Seul, na Coréia do Sul.

Trata-se uma iniciativa da Clinton Climate Initiative (CCI) para apoiar o desenvolvimento de projetos urbanos de larga escala que demonstrem que as cidades podem crescer de forma positiva para o clima. Os empreendimentos imobiliários Positivos para o Clima investirão esforços para reduzir a quantidade de emissão local de CO2 para abaixo de zero. Estima-se que as cidades ocupam apenas 2% da massa de terra do planeta, mas são responsáveis por mais de dois terços do uso de energia e emissão de gases nocivos ao meio ambiente.

ft12Juntamente com os outros projetos fundadores, o empreendimento Pedra Branca demonstrará estratégias Positivas para o Clima, estabelecendo um forte exemplo ambiental e econômico a ser seguido pelas cidades. Isso inclui a implantação de inovações economicamente viáveis em edifícios, a geração de energia limpa, gerenciamento de resíduos, gerenciamento de água, sistemas de transporte e de iluminação pública.

O Programa de Desenvolvimento Positivo do Clima estabelecerá os padrões e referências pelos quais as obras poderão medir os resultados positivos para o clima. 

Maximo Rumis, da DPZ Latin America, destaca a importância do empreendimento catarinense para o urbanismo brasileiro.

“A Pedra Branca irá iniciar um novo conceito em urbanismo na América Latina, mostrando que o modelo de desenvolvimento proposto, além de ser ambientalmente responsável, também tem a capacidade de gerar crescimento social e econômico, incluindo o poder de criar lugares com qualidade de vida fora do comum”.

ft6 Quando os 16 projetos iniciais estiverem prontos, haverá cerca de 1 milhão de pessoas vivendo e trabalhando em comunidades Positivas para o Clima. Estas comunidades estarão situadas em Melbourne, Austrália; Palhoça, Brasil; Toronto, Canadá; Victoria, Canadá; Ahmedabad, Índia; Jaipur, Índia; nos arredores da Cidade do Panamá, Panamá; Pretória, África do Sul; Johannesburg, África do Sul; Seul, Coréia do Sul; Estocolmo, Suécia; Londres, Reino Unido; São Francisco e Destiny, Flórida, EUA.

Em breve o Eco Briefing´s estará trazendo mais informações sobre este projeto inovador no Brasil.

Fotos: Arvoweb

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s