Giro Ambiental # 5

SapoGarimpeiro O mascote da coluna Giro Ambiental, o Sapo Garimpeiro, traz algumas notícias garimpadas durante a semana e apresenta o que vem acontecendo no mundo ambiental.

Viva o Dia do Meio Ambiente!

CONSUMO CEGO

Marcas famosas de diferentes países usam produtos que podem ser provenientes da destruição da Amazônia. A afirmação está num relatório elaborado pelo Greenpeace. o consumo cego de matéria-prima está alimentando o desmatamento e as mudanças climáticas. A ONG afirma que as investigações mostraram que centenas de fazendas no bioma Amazônia fornecem gado para os frigoríficos das empresas na região.

***

MINAS GERAIS É O ESTADO QUE MAIS DESMATA MATA ATLÂNTICA

O Estado de Minas Gerais é o campeão de desflorestamento, principalmente pressionado pela produção de carvão. No período de 2005 – 2008, este perdeu-se 32,7 mil hectares de vegetação. A taxa anual de desmate permaneceu quase constante por oito anos. Sendo que de 2000 a 2005 foram ceifados 34,9 mil hectares e de 2005 a 2008, foram 34,1 mil ha.

***

MUDANÇAS CLIMÁTICAS PODEM TER MATADO 300 MIL

As mudanças climáticas vem causando um enorme estrago. Uma pesquisa divulgada no Fórum Humanitário Global, afirma que 300 mil pessoas morrem por ano no mundo, devido as consequências das mudanças climáticas, gerando um custo de 125 bilhões de dólares à sociedade.

***

ESTADO DO RIO QUER SUBSTITUIR ESPÉCIES INVASORAS

Segundo a Secretaria Estadual de Meio Ambiente, Marilene Ramos: “Vamos estudar a lista e promover programas para a retirada das espécies invasoras que estão degradando nosso ambiente. A intenção não é sair por aí matando micos ou derrubando jaqueiras. O que a gente quer é controlar o crescimento dessas espécies para que elas não se transformem numa praga”.

Esse caso deve ser acompanhado de perto por ambientalista, todo cuidado é pouco.

***

TUBARÕES MONITORADOS

Pesquisadores da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) estão usando tecnologia para prevenir ataques de tubarões no litoral do Estado. Os tubarões estão carregando nas barbatanas marcadores que emitem sinais de satélite e podem determinar a localização exata deles no oceano. Os receptores são espalhados no fundo do oceano, na faixa que vai das praias do Pina à Piedade. Por computador, os especialistas acompanham a trajetória dos tubarões.

***

ONÇA RESGATADA DAS CHEIAS

Uma onça-pintada de aproximadamente quatro anos de idade que estava ameaçada pelas cheias na região amazônica foi resgatada de uma comunidade ribeirinha na Reserva de Desenvolvimento Sustentável Mamirauá, no Amazonas. Animal vivia em uma jaula que ficou alagada. Ele será transferido para zoológico em Minas Gerais.

***

USINA NO ATERRO SANITÁRIO

O Aterro Sanitário de Gramacho, em Duque de Caxias ganhará hoje uma Usina de Biogás que transformará em gás carbônico todo o metano (produzido durante a decomposição do lixo) do lugar. A vida útil do Aterro de Gramacho é de 6 anos. A exploração de biogás será de 15 anos após o fim da operação no lugar.

***

MEIO AMBIENTE EM FOCO

No Meio Ambiente em foto desta semana, vamos acompanhar o reflorestamento feito pelo Grupo Aventureiros de Nova Iguaçu no Morro do Cruzeiro. Eles fizeram o maior plantio de árvores em menor tempo no mundo.

Assistam no vídeo, e vejam como as árvores estão.

Neste dia do Meio Ambiente, um ótimo exemplo.

Foto: Sapo Garimpeiro – Zoológico Virtual

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s