França fortalece economia verde

Por André Delacerda

fotografia-aerea-real-do-arco-do-triunfo[1] Em meio a crise que atingiu as economias globais a França dar um passo a frente e investe na economia verde, impulsionadas por ações governamentais e parcerias com a iniciativa privada.

Atualmente a França é o segundo país europeu que mais gera empregos verdes. Sendo que estão envolvidos neste segmento da economia cerca de 1,5 milhão de pessoas, que atuam desde tratamento de água a gestão verde.

Recentemente o presidente Sarkozy lançou um projeto ambicioso d0423_sarkozye geração de mais de 535 mil empregos até 2020, principalmente nas áreas de energia solar, geotermia, energia eólico, dentre outras fontes de energias limpas.

Segundo autoridades francesas a crise trouxe um benefício, ela fez acelerar a revolução das mentalidades, fazendo com que a economia verde torna-se um importante vetor para o crescimento econômico do futuro.

Fazendo parte deste projeto de incentivo a economia verde, vários ministérios franceses prepararam medidas para incentivar e alavancar as iniciativas de fomento, que contarão com mecanismo como: estímulos fiscais para melhor isolar as habitações, ecoempréstimo à taxas zero; melhoria dos transportes coletivo. Serão priorizadas também a duplicação das linhas do TGV; apoio às empresas que apostem em tecnologias limpas, como os construtores automóveis; alargamento da gama das formações proposta pelo pólo emprego, com qualificações, ajuda à criação de empresas verdes, extensão do aprendizado.

O objetivo do governo francês com essas ações é o melhorar a economia de energia, criar empregos, bem como, ajudar as empresas francesas que atuam com sucesso no mercado internacional, como: Veolia, Suez, carro-eletrico-bateriaAreva e FED, que apostam em inovação e criatividade.

As autoridades da França apostam que suas ações devem atingir uma velocidade de cruzeiro, pois existem fundos na Comunidade Européia para fomento a essas iniciativas, bem como há instituições financeiras privadas européias que já possuem linhas de financiamento para empresas que apostam em tecnologias verdes como, automóveis elétricos e energias renováveis.

Assim, ecologia e economia caminham de mãos dadas na França. Existe uma expectativa para eleições européias deste último domingo, onde têm-se buscado candidaturas que priorizem a filosofia ecológica.

Leiam mais em Le Monde

Fotos: Arco do Triunfo – Blog Estadão / Presidente Sarkozy – The American Tory/carro elétrico – BloGlauco

Uma resposta para “França fortalece economia verde

  1. Li notícia, hoje, no Valor Econômico, sobre a AFD que pensa investir 2 bilhões de euros no Brasil, por 5 anos. A verba total da AFD é de 6 bilhões de euros para 2009.

    Projetos a postos!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s