Água salgada gerando energia limpa

blog_cabeco2 Seguindo a tendência da geração de energias limpas e renováveis, o invento da dessalinização, o engenheiro químico americano Sidney Loeb, responsável pela técnica que gera atualmente 3% da água potável do mundo, cria mais uma grande invenção.

Dessa vez, Loeb projetou uma usina que produz energia via água salgada. Idéia esta que está sendo aperfeiçoada e poderá ser usada em quase todos os tipos de água encontradas em foz de rios em todo o mundo. Vocês irão entender esse aperfeiçoamento no decorrer da matéria. 

330267_2 A idéia é praticamente “simples”. Loeb inverteu o princípio usado na dessalinização, transformando água doce em salobra e gera eletricidade. Ele recria o que já havia criado, na verdade copilado dos processos naturais do nosso organismo.

A idéia baseia-se em colocar água doce ao lado da salgada, sendo que pela osmose a água doce vai correr para o lado da salgada, criando um fluxo contínuo que pode ser usado para acionar uma turbina e produzir energia.

Para gerar energia via água salgada será preciso construir usinas na foz dos rios, aproveitando as condições naturais do encontro da água doce com a salgada e da força das correntes dos rios de encontro as do mar nestes locais.

Essas usinas terão na sua estrutura diques para canalizar o fluxo dos rios para dentro da instalação, onde a água ficará 0,,20829669,00 armazenada em um reservatório junto com a água salgada. Com a pressão, a água é transformada em eletricidade, sendo que a água salobra, resultado da mistura da doce com a salgada será despejada no mar.

Um das vantagens dessa técnica se caracteriza pela necessidade de pequenas obras de canalização. Há também o fator que a geração dessa energia independe de condições climáticas, não ficando refém de secas, ou a espera da época com muita chuva para dar vazão, ou até mesmo dependendo de sol como a energia solar, e de vento como a eólica.

Outra vantagem é o poder de geração, visto que o planeta tem uma grande disponibilidade de foz de rios. Imaginem o poder gerador de uma usina instalada na foz de um rio como o Amazonas.

Pelos cálculos de especialistas, a energia gerada pelo sal poderia suprir o consumo de energia equivalente a utilizada pela China no ano de 2002.Saltkraft_KONSEPT_tcm4-8635

A primeira usina elétrica via água salgada será construída pela empresa norueguesa Stalkraft, que desenvolverá o projeto de forma experimental na região de Tofte na Noruega. Em dois anos a empresa planeja ter uma estrutura maior e quem sabe gerá energia para 15 mil domicílios noruegueses.

Porém existem correntes que não levam muito a sério o potencial de geração da nova técnica inventada por Loeb, eles argumentam que as águas da Noruega são cristalinas e límpidas, já as do Amazonas possuem muitos sedimentos, o que poderia comprometer a eficiência da osmose, sujando as membranas. Para solucionar o problema de instalação em uma foz com muitos sedimentos na água, a empresa holandesa Wetsus, que gerará energia não pela água em si, mas pela carga de sal existente na água, é um processo semelhante ao da hemodiálise  

Apesar de inovadora, a tecnologia ainda é cara, mas os especialistas defensores desta técnica acreditam que podem aperfeiçoá-la e que em um futuro próximo o custo de produção seja mais em conta.  

 

Fotos: Foz de rio – Spintravel / dessalinizadores – El Periodico de Aragón / usina – Revista Época / osmose – Stalkraft

3 Respostas para “Água salgada gerando energia limpa

  1. esta nova criação pode ser feita apenas com água salgada sem mistura com a doce.

  2. ja existe hidreletricas gerando energia aparti de agua salgada ?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s