Rio ganha primeiro eletroposto do Brasil

Por André Delacerda

posto_parquerosas O Rio de Janeiro acaba de ganhar o primeiro posto de abastecimento de veículos elétricos do Hemisfério Sul. O posto de eletricidade tem a bandeira da BR Distribibuidora e terá como alvos as motos elétricas da cidade do Rio.

Segundo a Distribuidora a iniciativa tem como objetivo mais a conscientização ecológica, pois o custo para abastecer no eletroposto ainda é caro. A BR Distribuidora investiu 70 milhões de reais nesse projeto que ainda não tem tanto o foco financeiro.

O eletroposto carioca utilizará energia solar para gerar a energia que será vendida aos consumidores, e terá capacidade de produção de até 100 quilowatts. Esta é a grande jogada da distribuidora. redim.htm

Apesar do abastecimento em residência ter o custo seis vezes menor do que abastecer neste posto, a energia dele é considerada limpa, ao contrário da energia que pode está sendo consumida em casa, vinda por exemplo de uma usina termoelétrica.

Segundo Edimar Machado, diretor da Rede de Postos de Serviços da BR, em entrevista a imprensa, explicando do porque se instalar este eletroposto no bairro da Barra da Tijuca que não possui carros elétricos.

“Aqui temos a maior concentração desse tipo de motos no País”.

O posto funciona dentro de um posto que vende gasolina, álcool e gás.

Para o leitor que ficou curioso quanto ao abastecimento, o quilowatt/hora custa R$ 2,60, e uma carga completa leva cerca de quatro horas. Em compensação a BR poderá fornecer uma bateria extra para que o motorista continue usando os veículos enquanto a outra é carregada. Em caso de pouca luz solar, o eletroposto utilizará a rede convencional de energia. O eletroposto fica localizado no Posto Parque das Rosas.

Na verdade apesar de dizer que se trata do primeiro eletroposto do país, a fábricante de motos Z já havia inaugurado um destes postos em frente a sua unidade de produção em São Bernardo do Campo.

Fotos: Posto Parque das Rosas – Qualimec / moto abastecendo – Shopcarnews

3 Respostas para “Rio ganha primeiro eletroposto do Brasil

  1. Parabens a BR Distribuidora, que com este posto eleva o Brasil na busca do equilibrio ecologico.

  2. Legal! e estar situano no Parque das Rosas é pura poesia.

    Mas a Eco92 demorou para fazer efeito, viu. Agora, só falta o carro.

    ;-

  3. José Ribamar, importante iniciativa da Petrobras, que outras bandeiras sigam esta iniciativa.

    Ange, gostei também deste posto instalado no Parque da Rosas. Por enquanto a demanda sera suprida pelas motos, espero, e que venham os carros elétricos!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s