Desvendando a foto do Eco Mural

neblina

Hoje vamos desvendar o mistério do Eco Mural da semana retrasada.

Nele, colocamos uma foto que não dava muito para identificar a região de onde ela foi tirada, a idéia foi proposital, e têm com intuído fazer com que o leitor tente descobrir um Brasil ainda desconhecido por muitos.

Alguns leitores postaram mensagens no Eco Mural e deram suas opiniões sobre a foto. Elas foram desde as Serras Gaúchas, passando por Minas Gerais, até chegar nas terras de Roraima.

Mas o nosso amigo leitor passou longe, muitos nem imfotioopaginam que a foto é de uma região que comumente não se têm a idéia de ter esse tipo de vegetação. 

As fotos foram enviadas pelo leitor Raul Gomez, que reside em Pedra Branca no Estado do Ceará, região Nordeste do Brasil.

O leitor deve está surpreso com a nevoa e a vegetação verdejante vistas nas fotos.

Alguns irão dizer: no Nordeste este tipo de vegetação só é encontrada no Sul da Bahia ou na região da Zona da Mata, porém para surpresa, ela é encontrada no coração do Estado do Ceará, em meio ao bioma Caatinga.

 

GetAttachment.aspx

O municipio de Pedra Branca está localizado no Sertão de senador Pompeu, definida como mesorregião dos Sertões Cearenses. 

Segundo nosso leitor Raul, é uma região onde a ocorrência de chuvas é maior e considerada bem distribuída. Há a incidência de clima frio, similar aos encontrados em algumas regiões serranas de outras partes do Brasil.

O que nos chamou atenção nessas fotos éserraaa a vejetação quase sempre verde dessa área da Caatinga.

Pedra Branca está localizada a uma altitude de 530 metros em relação ao nível do mar, cerca de 262 km de Fortaleza.

Certamente a altitude é um dos fatores que explicam em parte o clima mais ameno dessa área do sertão nordestino, além da característica diferenciada de vegetação.  

Nas épocas frias severdeegundo o nosso leitor, a temperatura pode chegar aos 15 graus.

É neste período que a paisagem fica mais verde, no inverno é quando se pode ver a Caatinga transformando sua cor agreste em tons verdejantes. 

A Serra de Santa Rita corta o município de norte a leste. O local apresenta uma fauna diversificada, apesar da extinção de muitos animais da região. A vegetação contém árvores como Acácias, Pau-Darco, Umburana de Cheiro e Cedro, dentre outras.

Bem, esse foi o desvendando o Eco Mural, foi uma grata satisfação a participação de nossos leitores e a colaboração de Raul Gomez, nos enviando as fotos que trazem para o brasileiro um país ainda pouco conhecido.

Quem tiver uma bela foto da vegetação, biodiversidade, animais, e sobre o meio ambiente na região onde vive, pode nos enviar pelo email ecobriefings@gmail.com. Aguardamos sua foto!

Obs.: O Eco Briefing´s não se responsabiliza pelas fotos enviadas pelos leitores, elas são de inteira responsabilidade dos mesmos.

2 Respostas para “Desvendando a foto do Eco Mural

  1. Realmente os sertões nordestinos é de nos deixar fascínados.

  2. morei em Pedra Santa ai no Ceará, hoje moro em Porecatu Paraná

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s