Giro Ambiental # 6

SapoGarimpeiro Olhá o Sapo Garimpeiro trazendo uma série de notícias sobre meio o ambiente aqui de novo.

É a sexta semana do Giro Ambiental, que a cada final de semana faz um giro, ou melhor uma garimpada de notícias para nossos leitores.

Nessa semana distribuição de árvores, MP da Amazônia a bicicleta biodegradável.

ÁRVORES DISTRIBUIDAS EM IPANEMA

Cerca de mil mudas de árvores da Mata Atlântica como ipês roxo e amarelo, pau-brasil e cedro foram distribuídas no Posto Nove, em Ipanema. O evento, promovido domingo pela Comissão de Defesa do Meio Ambiente da Assembléia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj), teve ainda palestras para crianças sobre educação ambiental, além de oficinas de artes.

***

MP DA AMAZÔNIA

O presidente Lula deverá ignorar os apelos do PT, dos tucanos e dos ambientalistas para que vete artigos tidos como nocivos ao meio ambiente da medida provisória que permite a regularização de posses de até 1,5 mil hectares na Amazônia. A maior probabilidade é de veto apenas ao artigo que permite a regularização das terras ocupadas por empresas. A origem da MP, quer permitir que uma área de 67,4 milhões de hectares de terra, no valor de R$ 70 bilhões, seja regularizada.

***

MITSUBISHI COMEÇA A PRODUZIR EM ESCALA CARRO ELÉTRICO

A Mitsubishi Motors começou a fabricar em escala seu veículo elétrico i MiEV, em sua fábrica de Kurashiki, na província de Okayama, no sul do Japão. A previsão  é que a montadora produza 1.400 unidades do i MiEV, aumentando gradualmente até as 5.000 unidades no ano de 2010, e 15 mil unidades em 2011.

***

EMPRESAS BRASILEIRAS ESTÃO BUSCANDO ENERGIAS ALTERNATIVAS

As empresas brasileiras, em parceria com universidades e centros de pesquisa, vêm investindo cada vez mais em energia renovável. Um exemplo é a associação entre a Vale e o BNDES, que criou a VSE que já depositou três patentes. A empresa trabalha no desenvolvimento de gaseificadores de carvão e em motores pesados e turbinas com tecnologia flex.

***

AIR NEW ZEALAND USARÁ BIOCOMBUSTÍVEL

A aviação tem influência no clima da Terra, inclusive o combustível que cada passageiro queima em um vôo transatlântico tem mais impacto do que a emissão do carro deste durante o ano. A companhia Air New Zealand, anunciou que conseguiu reduzir suas emissões usando uma mistura de meio a meio de combustível de aviação comum com um querosene sintético feito a partir do óleo de pinhão-manso.

***

BNDES DESTINA 15 MILHÕES PARA MATA ATLÂNTICA

O BNDES – Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social anunciou semana passada um pacote de recursos da ordem de R$ 15 milhões para projetos de restauração florestal no bioma da Mata Atlântica.

***

MEIO AMBIENTE EM FOCO

Hoje o Meio Ambiente em Foco destaca a inovação do designer carioca que vive na Dinamarca e que criou uma bicicleta feita de bambu, leiam mais na reportagem do Blog do Planeta – ÉPOCA: “Carioca vende bicicletas biodegradáveis de bambu na Dinamarca”.

Foto: Sampo Garimpeiro – Zoológico Virtual

Uma resposta para “Giro Ambiental # 6

  1. André, gostei muito do seu blog. Espero receber a sua visita e a sua análise no nosso!
    Um grande abraço,
    Martha da Ecohabitar

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s