Desmatar nao traz distribuição de renda

desmatamento_120308 Desmatar para fazer pastagens, criação de gado extensiva e alavancar outros meios econômicos, foi a crença de muitos para sustentar o desenvolvimento regional, porém sabe-se que a história não foi bem assim, é que este desmatamento também trouxe efeitos negativos para as economias regionais.

Neste momento em que o Governo Brasileiro e o Congresso Nacional discutem uma possível flexibilização das medidas ambientais na Amazônia, um estudo revela os efeitos do desmatamento na vida das dos habitantes daquela região.

Desmatamento-florestal2---2Abordando a temática desmatamento x desenvolvimento, a Revista Science traz uma reportagem com o Índice de Desenvolvimento Humano – IDH que demonstra que as cidades que desmataram suas florestas para o manejo de gado e agricultura continuam com índices de desenvolvimento bastante baixos.

No estudo apresentadfoto_setor_IDHo na revista há a demonstração que após o “boom” desenvolvimentista vem o colapso e/ou estagnação do desenvolvimento humano.   

Em estudo anterior do Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia – Imazon foram analisadas as perfomances de 407 municípios. No estudo atual, foram mesurados dados de 286 municípios e o resultado voltou a confirmar que a devastação não é um instrumento para se trazer riquezas, e que mais vale a floresta em pé, sendo utilizada de forma racional e com práticas voltadas a sustentabilidade.  

Leiam a ampla reportagem em A falsa boa notícia na Amazonia

Fotos: desmatamento – Franciscanos / desmatamento 2 – A Tribuna MT / palafitas – Badam

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s