Pequenas coisas boiando por ai

Por André Delacerda

News4_0 Visitando o blog Green and Clear da colega Oksana Irwin, do Canadá, encontrei um vídeo sobre as coisas que flutuam nos oceanos.

Se nos imaginarmos a quantidade de lixo despejado diariamente nos oceanos, vamos nos assustar!

É algo para se preocupar.

Imagem quantas pequenas coisas estão flutuando neste momento pelos mares e oceanos do mundo. oooo

Ou quantas pessoas estão jogando sem consciência alguma algo (lixo) nos rios, baías e corregos, e estas pequenas coisas estão sendo levadas pelas mares e correntezas formando uma mar de sujeira.

E quem sai prejudicado? 

Tem gente que acredita que só a fauna e flora marinha. Mas se estas pessoas tivessem mais consciência saberiam que nós humanos somos altamente prejudicados com a poluição que nós mesmos produzimos irresponsavelmente e se espalha nos mares e oceanos.

Primeiro tem a contaminação da água com substância sujas. Depois vem o empobrecimento dos cardumes de peixe, prejudicando a pesca, fonte rica de alimentação para os seres humanos e geração de empregos.

Vale lembra que antes disso os berçários naturais – corais e manguezais – começam a morrer, e assim, os peixes vem 128734breduzido lugares proporcios para reprodução, crescimento e alimentação das espécies marinhas.

A quantidade de plástico que neste momento está boiando rumo aos oceanos é impressionante, e um boa quantidade deles vão parar no estomago de peixes e espécies animais quase em extinção que povoam os mares. Sem falar nas aves que desavisadas comem pedaços de plástico e certamente morreram.  

Quer coisa pior?

A sujeira que tem como depósito os oceanos e mares destroi a flora marinha, trazendo consequências na diminuição da oxigenação do planeta.

Lembremos que 70% do oxigénio libertado para a atmosfera é produzido pelo fitoplâncton durante o processo fotossintético.

Está na hora da sociedade e os governos se unirem em prol dos mares e oceanos. Alias, o nosso futuro depende bastante da proteção dessa imensidão azul. recife-de-corais_1976_1600x1200

Será que vamos querer ter uma rica fonte de alimentação esgotada? Menos empregos? Mais doenças? Menos espécies da fauna e flora marinhas existindo? Mais aquecimento global? Menos oxigenação? 

Se continuarmos transformando os mares e oceanos em depósitos de lixo, estaremos colaborando também para o aumento dos oceanos, destruição de ilhas, cidades e vilas costeiras.

Afinal, os oceanos são responsáveis pela regulação da vida na Terra e se eles não vão bem, nos também não iremos bem.    

Consciência, responsabilidade e educação são a chave para a sobrevivência mutua das espécies.

 

 

Fotos: Lixo – Inocast / lixo nos manguezais – SOS Água / animal – Ciência Hoje / recifes – Fotos e Imagens

Uma resposta para “Pequenas coisas boiando por ai

  1. Faço poesia.
    Exalto a natureza.

    Cecilia Fidelli.
    http://www.ceciliafidelli.blogspot.com

    Se gostarem , sigam!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s