Giro Ambiental # 8

SapoGarimpeiro Estamos chegando a dois meses de Eco Briefing´s.

O Sapo Garimpeiro comemora esses sessenta dias trazendo muitas notícias para os leitores ficarem bem informados sobre o que aconteceu no meio ambiente mundial.

MAMONA AÉREA

O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social – BNDES – irá financiar projeto de Esdi/Uerj, Faperj e Fibra Derign. Os parceiros vão criar produtos aeronáuticos com a haste da mamona, sobra da produção de biocombustível. O insumo vai compor um tipo de compensado, que será usado em revestimentos e mesas de aviões.

***

EAV ADMISTRARÁ O PARQUE LAGE NO RIO POR 20 ANOS

A Escola de Artes Visuais – EAV localizada no Parque Lage no bairro do Jardim Botânico no Rio, vai admistrar a área do parque por 20 anos. A medida foi anunciada pelo Ministério do Meio Ambiente.

***

LEI DA MUDANÇA CLIMÁTICA NOS ESTADOS UNIDOS VAI GERAR EMPREGOS

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, pediu à Câmara dos Representantes que aprove um histórico projeto de lei sobre mudanças climáticas que, segundo ele, criará milhões de empregos. O projeto deverá incentivar o uso de energias limpas e será votado nesta sexta-feira.

***

SBPC FAZ ENCONTRO SOBRE A AMAZÔNIA

Nos dias 12 e 17 de julho, a Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) realizará a 61ª Reunião Anual do órgão, em Manaus. O tema desta reunião será: Amazônia – Ciência e Cultura. E o evento terá cerca de 160 atividades, entre conferências, simpósios, mesas-redondas e grupos de trabalho. As atividades serão desenvolvidas em torno de 14 núcleos temáticos como Culturas Amazônicas, Direitos e Titularidades, Questões Nacionais, Multilaterais e Mundiais, Ocupação na Amazônia e Expedições Científicas e as Terras Pretas de Índio da Amazônia. Maiores informações SBPC.

***

MARINA SILVA RECEBE PRÊMIO AMBIENTAL NORUEGUÊS

A ex-ministra do Meio Ambiente Marina Silva recebeu  na Noruega o Prêmio Sophie do Meio Ambiente por sua luta pela preservação da Amazônia. Marina foi escolhida pela a Fundação Sophie, por seu compromisso com a defesa da Floresta Amazônica.

***

ESTUDO PIONEIRO SOBRE A FORMAÇÃO DA NEBLINA

A neblina, muito comum nesta época do ano, tem preocupado a concessionária que administra as rodovias Castelo Branco e Raposo Tavares, no interior de São Paulo. Um estudo pioneiro no Brasil vai investigar a formação de  tanta névoa na região no outuno. O estudos erá desenvolvido em parceria entre a concessionária e a Universidade de São Paulo – USP.

***

REFORMULAÇÃO EM ITATIAIA

O ministério do Meio Ambiente quer transformar o Parque Nacional de Itatiaia num modelo avançado a ser seguido por outras áreas protegidas no país. Pela projeto uma das iniciativas é a proibição da entrada de veículo. O paqrue deverá ganhar restaurantes, lanchonetes, cafés, diversas atividades de ecoturismo, uma biblioteca especializada, um centro universitário de estudos sobre biodiversidade etc.

***

A TORRE ECOEFICIENTE DE ROTERDÃ

1245851604410_9

A torre de 450 metros de altura a ser erguida na cidade de Roterdã deverá ter celulas fotovoltaicas que devem gerar energia para tornar a torre auto suficiente.

***

MEIO AMBIENTE EM FOCO

O Meio Ambiente em Foco desta semana traz uma reportagem da Revista Istoé sobre as plasntas que invadem a paisagem urbana sem ser parte nativa desta. Leiam mais em As plantas invasoras.

Fotos: Sapo Garimpeiro – Zoológico Virtual / Torre – Superinteressante

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s