Estádio na Bahia poderá utilizar energia solar

estadio_pituacu_009 O Estádio Metropolitano de Pituaçú, localizado na capital baiana e recentemente reformado e ampliado deverá em breve contar com um importante projeto de sustentabilidade.

Segundo seus idealizadores este deverá ser o primeiro estádio da América Latina a ter sua auto fornecimento de energia através de energia solar.  

O projeto está a cargo de um grupo de trabalho formado pelas Companhia de Eletricidade do Estado da Bahia (Coelba), Companhia de Desenvsolar_panelsolvimento Urbano da Bahia (Conder), Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedur) e Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esportes (Setre) iniciará agora os estudos, comandados pelo Laboratório de Energia Solar da Universidade Federal de Santa Catarina, que estabelecerá uma parceria com uma empresa alemã que já atua neste segmento de energia solar.

A Coelba também tem interesse neste projeto, pois a energia gerada em Pituaçú também será compartilhada com a da rede elétrica. Assim o centro esportivo também será um centro gerador de energia limpa que complementará a energia consumida em Salvador.  

Em tempos de movimentação das cidade sedes da Copa de 2014, esta é uma importante iniciativa que deve servir de exemplo e ser seguida principalmente nas sedes nordestinas sedes da Copa. Já que a incidência dos raios solares no Nordeste brasileiro são grandes e está pode ser uma importante fonte geradora de energia.

Assim, espera-se que mais estádios ecoeficientes sejam construídos e remodelados no Brasil.

Fotos: Pituaçú – Imirantes / painel de energia solar – Energia Renovável

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s