Selva de Pedra à Carioca

Por André Delacerda

146673632_99a2c2aacc Quando você pensa no Rio de Janeiro logo vem a cabeça, Cristo Redentor rodeado pela Floresta da Tijuca, as lindas praias, montanhas com com remanescentes da mata Atlântica.

E quando você pensa em São Paulo. Logo vem a mente uma cidade pujante, que não para. Mas também uma cidade repleta de prédios, uma floresta de concreto, com suas excessões é claro.

Pois bem, porque fiz esta comparação. Para chamar atenção dos leitores para um fato lamentável produzido pelos políticos cariocas.

Todos nos sabemos que hoje quanto menos áreas verdes nas cidades e quanto mais automóveis rodanengarrafamento_flu_ldudo em emitindo CO2, a qualidade de vida destas só piora. Com a quantidade de prédios de gabarito alto ou médio, o microclima nas cidades tende a aumentar, pois são diminuidos os vetores de circulação de ar. 

Agora pensem em zonas com uma densidade de construções elevadas e com alta saturação ganhando mais prédios. Qual seria o resultado?

Falta de circulação de ar, aumento da temperatura, mais veículos circulando, mais emissões de CO2.

Pois bem, a Câmara de Vereadores da Cidade do Rio de Janeiro acaba de aprovar projeto de Lei 1/2009, enviado pelo prefeito Eduardo Paes a pedido do Governador Sergio Cabral que qualifica as áreas remanescentes do metrô em terrenos edificáveis, não edificáveis e destinados a equipamentos públicos. 

O que isso quer dizer, que o Prefeito do Rio, o Governador do Rio e os senhores vereadores aprovaram uma lei com justificativa de arrumar recursos para o metrô, mas na verdade votaram em favor de mais prédios, menos qualidade de vida.

Serão mais de 75 batalhao1terrenos que serão vendidos, e assim mais 75 novas edificações. Mais árvores de pedra tornando um caos a qualidade de vida de zonas já saturadas pela quantidade de prédios. Entre as áreas está a da Estação Siqueira Campos, onde está situado o 19º Batalhão da PM, em Copacabana. Que vai a baixo e deverá virar um prédio certamente.

Observem que o metrô carioca que só possui duas linhas e que tem como pontos finais Copacabana e Ipanema. Com mais prédios será vetor de mais gente circulando ao redor deles, um fluxo muito maior de pessoas do que a área pode suportar. E isso vai trazer complicações na qualidade de vida das pessoas, já que também vão circular mais carros nas ruas, será gerado mais resíduos líquidos (esgoto) nestas áreas, mais resídos sólidos (lixo), haverá mais poluição visual e sonora, etc.1226160931_copacabana2

É lamentável que as autoridades e legisladores em um momento em que um mundo busca soluções verdes em prol da qualidade de vida nas cidades e na diminuição da emissão de CO2, estejam promevendo a floresta de concreto, tornando o Rio de Janeiro mais quente e com menos qualidade de vida.

Quem perde somos todos nós habitantes da cidade, visitantes e turistas.  

Vejam a lista dos que votaram no blog da Vereadora Clarissa e prestem atenção em que é a favor da proliferação de selvas de pedras no Rio de Janeiro.

E parece que vão afroxar mais as leis municipais e outras áreas vão começar a ganhar prédio sem a mínima preocupação com o impacto ambiental. Vide caso do bairro do Leblon onde 10 pequenos prédios serão demolidos e deverão dar lugar a prédios maiores, com muitos andares segundo o Jornal O Globo

fotos: Prédios – SeluSava / Engarrafamento – Fim de Jogo / Batalhão de Copacabana – SkyScraperCity / Copacabana – Overmundo

Uma resposta para “Selva de Pedra à Carioca

  1. O Leblon ja tem a “Selva de Pedra”, o condominio, que é o melhor do bairro: é limpo, arrumado e seguro, seguindo o modelo da Barra da Tijuca, ao contrário do resto das ruas do Leblon e da Zona Sul, que sao sujas, barulhentas, com mendigos e inseguras.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s