Retrofit: a era dos prédios Green

Por André Delacerda

20061026 Prédios com tecnologia obsoleta, com uma vida útil relativamente curta. Muito deles já abandonados ou com precária condição de uso, agredindo o meio ambiente com a emissão de gases nocivos, como o gás Freon 12, produzido por sistemas de ar condicionado antigos e que não acompanham as novas regras ambientais. São uma preocupação para a sociedade e para a engenharia.

Porém, uma solução começa a redesenhar o perfil e a funcionalidade destes prédio em várias cidades mundo a fora. Se tomarmos por exemplo Nova York, Rio e São Paulo, que possuem centenas de prédios antigos necessitando de adaptações, podemos visualizar um trabalho árduo para arquitetos, empreendedores e engenheiros durante muitos anos, mas por certo, um trabalho que trará bons lucros tantos financeiros quanto ambientais a comunidade e a quem se utiliza destas estruturas.    

A técnica de engenharia que se chama Retrofit já pode ser vista em alguns prédios no Rio e em São Paulo que começam a ser remodelados sob este conceito. São prédios que além de terem suas estruturas internas totalmente modernizadas, também são reprojetados para serem voltados a sustentabilidade. Com economia de energia; não emissão de gases poluentes; sistema de ar condicionado que utiliza como gás o R314-A, que agride menos o ambiente; utilização de iluminação que usa a luz natural de forma a completar a usada nos ambientes internos; e com o uso de materiais mais resistentes e ecologicamente corretos.   1216312319

Transformar antigos arranha-céus e prédio de menor porte em edificações Green ganha o apoio de importantes personalidades internacionais. Recentemente a Clinton Foundatin, do ex presidente americano Bill Clinton se engajou em um ambicioso projeto em curso. O retrofit do famoso Empire State Biulding em Nova Iorque.

Acompanhem o vídeo que conta um pouco deste simbolo de Nova York, o Empire State Building, e mostra como ele está sendo modernizado segundo a técnica do Retrofit e sustentabilidade. 

Fotos: prédio do Banespa – Panorama São Paulo / edifício Castelo Rj – Fator Brasil

Uma resposta para “Retrofit: a era dos prédios Green

  1. Eu já sonhei com isso!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s