Saiba sobre a Coleta Seletiva em São Paulo

Coleta_Seletiva_Lixo_002 A coleta seletiva é algo que se deseja ver implantado de forma progressiva em todas as cidades brasileiras. Por enquanto ela já vem sendo implantada em algumas das maiores e mais importantes cidade do país.

Nas cidades em que esta começa a ser implantada e nas que possuem esta modalidade de coleta, já se pode dizer que é um passo real para que as questões do lixo sejam encarradas de forma responsável tanto pelo poder público, quanto pela população.

São Paulo tem desde o ano de 2007 a Coleta Seletiva regulamentada através de decreto. O ato administrativo se desbobrou e hoje pode ser visto em 15 centrais de triagem estapalhas pela capital paulista, além da coleta propriamente avançando na cidade. Não posso esquecer de locais de coleta seletiva que tem o apoio da iniciativa privada como os papapilha colocados por alguns bancos e centros comerciais, e locais apropriados para coleta seletiva de garrafas e vidros instalados em supermercados, como o Wal-Mart que tem uma loja ecoeficiente.

O Eco Briefings transcreve aqui alguns dados disponibilizados pela Prefeitura de São Paulo, onde o cidadão poderá encontrar desde o volume de coleta, a regiões atendidas, como solicitar e participar desta coleta, e os telefones úteis.

Volume coletado:

Os dados de material coletado pelas cooperativas de Janeiro a Dezembro de 2008 foi de 40.919 toneladas, sendo que, 15.695 toneladas foram coletadas pelas Centrais de Triagem e 25.224 pelas Concessionárias Loga e Ecourbis, possibilitando sobrevida aos aterros sanitários e uma melhor destinação ao material que é gerado diariamente. A quantidade de 40.919 toneladas perfaz 7% do total do resíduo passível de ser coletado no Município de São Paulo.Moema6

Regiões atendidas:

Atualmente dos 96 distritos existentes no Município de São Paulo, 74 são contemplados pela Coleta de Materiais Recicláveis realizada pelas Centrais e pelas Concessionárias, ficando a sua coordenação sob a responsabilidade da Secretaria Municipal de Serviços, por intermédio do Departamento de Limpeza Urbana – LIMPURB, estabelecendo normas e procedimentos para sua implementação, gerenciamento, fiscalização e controle.

Pontos de Entrega Voluntária (PEV) – Entre os equipamentos utilizados na Coleta Seletiva, são mais de 3.500 PEV´s (3811 em 03/2009) instalados em locais específicos e a implantação da conteinerização através da instalação de PEV´s (Pontos de Entrega Voluntária) de 1.000 litros e 2.500 litros para material reciclável, em estacionamentos de bancos, supermercados, escolas municipais, estaduais e particulares, universidades e condomínios.

Condomínios participantes: 1862 condomínios residenciais participantes do Programa de Coleta Seletiva, sendo utilizado 2876 conteineres.

Como participar da Coleta Seletiva?

Se a sua rua for contemplada pela coleta porta a porta, e não for possível a instalação de contêiner, o munícipe pode participar do programa da seguinte forma:
Os resíduos poderão ser disponibilizados em vias públicas, este procedimento é correto, pois o dia e período da coleta seletiva diferem da coleta dos resíduos orgânicos. Lembramos que não é necessária a separação do material reciclável por tipo, pois os mesmos serão separados pelas cooperativas nas Centrais de Triagem.
O munícipe só precisa separar o material seco do úmido e disponibilizá-lo no dia e período da coleta.

cores_da_coleta_seletiva

DICAS DE COMO SEPARAR O LIXO PARA A COLETA
• Plásticos: lave-os bem para que não fiquem restos do produto, principalmente no caso de detergentes e xampus, que podem dificultar a triagem e o aproveitamento do material.
• Vidros: lave-os bem e retire as tampas.
• Metais: latinhas de refrigerantes, cervejas e enlatados devem ser amassados ou prensados para facilitar o armazenamento.
• Papéis: podem ser guardados diretamente em sacos plásticos

Lembrando que não é necessária a separação do material reciclável por tipo, somente separar o material seco do úmido.

CONTATO
Central de Atendimento – 156
Departamento de Limpeza Urbana (LIMPURB)

Alô Limpeza – (11) 3229-3666/3293/4858

Quem quiser maiores informações, bem como a lista dos locais onde a coleta seletiva é realizada na cidade de São Paulo, basta clicar Programa de Coleta Seletiva.

Fotos: coleta seletiva – Citrosuco / cores das latas – Camila Pires / Moema – Moema em Debate

8 Respostas para “Saiba sobre a Coleta Seletiva em São Paulo

  1. quanto voces pagam pelo kg de papelao? ou voces nao compram?

  2. Gostaria de saber se foi feito algum estudo para minimização de custos com o transporte na coleta seletiva, nas rotas de coleta por exemplo.

  3. isso é muito bom, vou tentar fazer isso na cidade que eu moro, posi sou tecnico em meioa ambiente só falata o estagio

  4. legal esse texto
    foi muito útil na minha pesquisa!

  5. Muito bom eu fico muito feliz em ver bons projetos que resolvam este grave problema chamado LIXO! Já imaginaram se a vida fosse como um filme um filme assim de lutas e conquistas onde bastasse a gente iniciar algo e todos nos ajudavam sem se preocupar com o valor e sim a altura das conquistas obtidas através desde projeto, mas aqui não e assim temos muito o que melhorar para se aproximar de deus e cuidarmos do planeta terra! eu sou presidente da ONG E EU Ambiental Educacional Social aqui na cidade de estreito maranhão, Onde estamos lançando nas escolas e bairros a carteirinha do “fiscal ecológico” com os personagens Palhaciclagem e Reiciclagem criação Toninho caiçara
    e um projeto educacional promovendo a mobilização dos estudantes e população em defesa da água, a importância da coleta seletiva, reciclagem de lixo e entulhos, reaproveitamento do óleo de cozinha usado, compostagem orgânica, incineração de o lixo hospitalar, retratando a sua extrema importância para o eco sistema do planeta. E venho comunicando com varias empresas de eletro eletrônico e outros para nos ajudar com este projeto e na coleta seletiva de eletroeletrônicos, baterias, pilhas e cartuchos de impressoras e tonners, nas cidades de imperatriz, ribeiranhãozinho, Ribamar fiquene, campestre, porto franco, lajeado, são João do paraíso, estreito, e Carolina maranhão. Estamos pedindo para todo este trabalho, prestados as empresas, e ao meio ambiente, pois estes produtos estão poluindo o solo e água nesta região que citamos e visitamos por não ter nenhuma empresa que compre estas sucatas elas acabam nos lixões ou terrenos baldios, e com a lei de resíduos sólidos este grande trabalho vai sair em conta para as empresas que patrocinarem.
    PARA ESTE TRABALHO PRECISAMOS DE
    01 – Caminhão 3/4 baú com as logomarcas das empresas envolvidas e do projeto,
    600 Lts de óleo diesel por mês
    500,00 reais por mês para manutenção do veiculo sem compra de peças e pneus que venham quebrar
    4.300,00 reais para salários de quatro funcionários capacitados para dirigir e fazer a coleta e separação e embalagem dos recolhidos
    1.500,00 reais para aluguel do local de armazenamento ate a retirada quando formar a carga para as empresas virem buscar ou despacharmos
    200,00 reais para água e energia do local de armazenamento
    Este será um trabalho de muita dedicação seriedade e cuidado muito importante para as empresas e o meio ambiente e mais gerando empregos com carteiras assinadas, se tivermos cinco empresas envolvidas sai muito barato para elas. E só as empresas terem consciência e nos ajudar, pois assim vamos controlando o que esta muitoooooooo descontrolado este imenso problema chamado “Lixo Eletrônico” em dois mil e sete viajei por Tocantins, Goiânia, Brasília, são Paulo, belo horizonte e muitas cidades de minas, salvador e outras na Bahia. Visitando lixões e empresas de compras de sucatas e constatei que esta muito mais grave do que se vê e ouve, por isso espero com este apelo para o meio ambiente e o planeta que faço através de pessoas como você que se preocupa com o meio ambiente com a sua ajuda receberemos alguma resposta. Para mais informações e disk-coleta de eletroeletrônicos 0xx99 81605484 81262871 – tonicaicara@hotmail.com – Toninho caiçara esperamos uma atenção para começar-mos a negociar abraço a todos e nos ajude!

    Para se transformar em realidade e solução acreditamos que só através da união educação dedicação e boa vontade de todos tudo sempre será possível
    frase Toninho caiçara

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s