No Dia do Meio Ambiente uma justa homenagem a ele…

pedro_ii_m_m No dia do Meio Ambiente, nada melhor que recordar um grande feito em prol da natureza brasileira, carioca.

E é mais que justo lembrarmos deste homem visionário, que empreendeu certamente o primeiro grande projeto de reflorestamento já feito no mundo. E também, o primeiro feito em larga escala em território brasileiro, quiçá não superado até hoje.

azulejos1gdeEstamos falando deste carioca magnânimo que todos nós brasileiros devemos recordar e reverênciar pelo seu ato digno de majestade ao presentar a cidade do Rio de Janeiro com essa jóia verde rara que pulsa com biodiversidade no coração da cidade do Rio.

No dia do Meio Ambiente homenageamos o imperador Pedro II, que há mais de um século e meio atrás com o trabalho fundamental do major Archer e meia duzia de escravos coroa o Maciço da Tijuca com milhares de árvores que mais tarde reconstituiriam o que hoje admiramos e temos orgulho, a Floresta da Tijuca, a maior floresta urbana do mundo.

528-Rio-zHomole Hoje quando adentramos na Floresta da Tijuca, caminhamos por suas trilhas,  nos banhamos em seus riachos e cachoeiras e observamos este rico ecossistema. Certamente sentimos a presença de Pedro II.

Pedro II herda da sua mãe Dona Leopoldina a ação de refloresta, já que ela iniciara anos antes o plantio de árvores em áreas degradadas da Cidade Maravilhosa.

Assistam a um vídeo que conta um pouco da história desse homem, porque não dizer, desse ecologista ilustre que tanto amava o Brasil.

Fotos: D. Pedro II – Mundo Maior / mapa da Floresta da Tijuca – O Guia Legal / Rio com Floresta – Rejviz

2 Respostas para “No Dia do Meio Ambiente uma justa homenagem a ele…

  1. Pingback: No dia do Meio Ambiente a homenagem é a Dom Pedro II - Diário do Rio de Janeiro

  2. Dom Pedro II, o melhor governante brasileiro de todos os tempos. Comparados a Dom Pedro II, Getúlio e Juscelino ficam para trás.

    Um homem à frente de seu tempo, esclarecido e, acima de tudo, mais preocupado com o País do que com si mesmo.

    Um abraço, André!

Deixe um comentário